terça-feira, 23 de julho de 2013

Lavores Contemporâneos na Cozinha: Rabanadas

Há pratos que sabem bem em qualquer altura do ano. Por isso mesmo, deixamo-vos aqui uma receita bem conhecida, mas intemporal e irresistível: rabanadas, ou, se preferir, fatias-douradas.


Esta deliciosa sugestão de sobremesa, ou de pequeno-almoço, demora cerca de 25 minutos a preparar.

Mistura de açúcar e canela, óleo, leite, e ovos batidos

Ingredientes

 
8 Fatias de Pão de Forma
 
2 Ovos
 
1 Chávena de Leite
 

Açúcar q.b.
 
Canela q.b.
 
Óleo para fritar



Preparação

Prepare dois pratos. Num prato coloque os dois ovos que terá de bater e no outro prato, coloque o leite. Prepare também uma tigela com o açúcar e com a canela a gosto. Coloque numa frigideira o óleo para fritar. Ponha perto de si as 8 fatias de pão. Entretanto, ponha o óleo a aquecer em lume máximo. 

Enquanto o óleo aquece passe uma fatia de pão no leite. 

De seguida, passe a fatia de pão no ovo batido. 

Atenção, a fatia de pão não deve ficar muito cheia de leite nem de ovo. Portanto, ao passar a fatia deve fazê-lo rapidamente.


De seguida, baixe o lume e coloque com cuidado a fatia de pão no óleo quente. Deixe fritar durante 30 segundos e vire. Deixe até alourar 30 segundos o outro lado da fatia. Se a fatia não estiver alourada a gosto, volte a repetir a operação.

Depois de alourada a fatia de pão, retire com um garfo e coloque no açúcar com canela. Passe a fatia nesse preparado de um lado e do outro.

De seguida, coloque-a numa travessa. Repita a operação até terminar de fritar as fatias todas. Sempre que necessitar, acrescente óleo à frigideira.

Depois de terminar de fritar as fatias, coloque mais um pouco de açúcar por cima das fatias de pão. Se deixar algumas horas, a mistura de açúcar com canela irá fazer por si mesma uma calda muito gostosa. Pode servir a rabanada com um pouco desta calda por cima. Se sobrarem rabanadas para os dias seguintes, elas ficarão muito mais deliciosas.

Se resolver fazer mais do que 8 fatias de pão, não se esqueça de mudar o óleo, porque depois de fritar muito fica queimado e com muitas impurezas. 
 
Bom apetite

3 comentários:

  1. Ai o que eu adoro rabanadas! é agora que eu vou fazer com a receita, nunca a fui buscar para não fazer, mas agora vou experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião. Teremos muito gosto em lê-la :)